Conheça melhor o bairro Campeche em Florianópolis

Publicado em 10 de Maio de 2018 às 04:22

Campeche é um bairro de Florianópolis situado no Sul da Ilha, foi desmembrado da Lagoa da Conceição a partir de 1995, possui 35 km aproximadamente e sua praia 3km e meio de extensão com faixa larga de areia fina que inclui pequenas dunas, um mar de águas frias e ondas fortes que atraem surfistas para a prática do esporte, Campeche é muito frequentada por turistas principalmente no Verão.


Campeche atraiu nos últimos anos muitos empreendimentos de luxo tornando-se uma boa opção para morar em Florianópolis, o bairro tem points como o Point do Riozinho que agradam moradores e turistas, é um dos bairros mais atuantes devido ao plano diretor, o que dá mais segurança para quem quer investir em imóveis na praia, possuindo ainda mais de 20 comunidades locais que defendem o meio ambiente e a preservação evitando-se a ocupação desordenada.

O Campeche assim como todo o Sul da Ilha vem valorizando rapidamente com os novos investimentos previstos como novos acessos ao Sul da Ilha e Aeroporto através do PAC o que torna o bairro uma ótima opção para investidores.

Ilha do Campeche e a origem histórica do bairro

O nome Campeche tem duas versões; uma versão é que o nome foi originado elegantemente pelo ilustre Comandante e piloto Francês Antoine de Saint Exupéry que instalou na região o primeiro campo de pouso do Sul do país para reabastecimento das aeronaves em voos vindos da França até Buenos Aires e este período era aproveitado para descanso do comandante que deu ao lugar o apelido de Campo de Pesca,ou seja, Cham et Pêche.

Há outra versão da história do nome, ele teria vindo do nome da Ilha do Campeche localizada em frente a Praia do Campeche, a Ilha já tinha esse nome desde o início do século anterior, esse nome foi originado de uma árvore chamada Pau Campeche utilizada para tintura e tratamentos medicinais que existia na Ilha.

A Ilha do Campeche é um lugar espetacular para visitas e férias, sozinho e ou acompanhado com a família o lugar proporciona momentos de lazer e prazer com contato direto com a natureza, uma única praia com areia clara e fina, um mar com águas cristalinas e de um azul claro, um rico ecossistema e patrimônio arqueológico com costões e morros recobertos com mata atlântica, para quem gosta de trilhas o programa é imperdível, a Ilha do Campeche tem hospedagem e infraestrutura para quem quiser visitar e ou se hospedar, a Associação Couto Magalhães que cuida da Ilha oferece opções de visitações com opção para se tornar um sócio da Associação e desfrutar da Ilha.

Na Ilha do Campeche há mais inscrições rupestres que todas as outras ilhas próximas juntas, são 10 sítios arqueológicos com mais de 100 petróglifos, monumentos rochosos e sambaquis, as oficinas líticas mostram amoladores de granito e diabásio.

Os povos antigos deixaram um legado arqueológico que merece ser visitado, há um campo magnético na Ilha onde as bússolas tem comportamento alterado e toda a Ilha do Campeche foi tombada pelo Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional – Iphan e é Patrimônio histórico e Ecológico da Nação.

Para chegar até a Ilha tem opções de Barco saindo da Lagoa da Conceição, da Praia do Campeche e também da Praia da Armação.

Conheça também a Lagoinha: A Lagoinha pequena é um local onde pessoas vão pescar navegar e se divertir, recentemente recebeu arborização e bancos, o local fica na Avenida Campeche e próximo à praia.

Infraestrutura do Campeche, em Florianópolis

O bairro Campeche tem uma biblioteca livre construída por um grupo de moradores com várias obras, contadores de histórias e grupos que utilizam o local para se reunir. O Bairro ainda oferece toda infra estrutura como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e serviços facilitando a vida dos moradores e turistas.

Na área da Saúde o bairro Campeche tem a Clínica Bios, fisioterapia e pilates, clínica odontológica, clínica Santa Ursula, laboratório Santa Luzia, Policlínica Municipal Sul, Laboratório Unidos e posto de saúde Municipal.

Para quem tem procura educação para os filhos pequenos e em idade escolar, o bairro tem várias opções em cursos e escolas para todas as idades que atendem o bairro Campeche e alguns bairros vizinhos que buscam qualidade de ensino.

A Escola da Fazenda Educação infantil e fundamental, possui biblioteca bem equipada e quadra poliesportiva com arquibancada para 100 pessoas, pensando no meio ambiente toda a construção da quadra é sustentável com iluminação e ventilação natural, madeira de demolição e reflorestamento, aquecimento solar da água, reaproveitamento da água das chuvas e tratamento biológico de esgoto.

A Escola tempo de Despertar também atua com Educação infantil e fundamental, sua filosofia de trabalho consiste é transmitir tranquilidade, paz e um ambiente acolhedor para a comunidade. A escola conta com estacionamento próprio, playground, ambiente ao ar livre, sala de recreação, quadra e biblioteca.

A Escola de Educação Infantil CEI Criança Criança atua a 10 anos no Campeche oferecem monitoramento interno com 16 câmeras, cardápio elaborado por nutricionista, portão com sistema eletrônico, biblioteca e videoteca, laboratório de informática, 2 playgrounds, Deck coberto com horta externa, área externa verde com tanque de água, areia e mini pomar, salas com piso térmico, aulas de inglês, musicalização, educação física, ballet, capoeira, a escola atua com período integral 1h, meio período 6h, berçario a partir dos 6 meses e todas as salas são climatizadas.

A Escola Engenho atua com Educação Infantil e Ensino médio desde 1991, em sua estrutura tem quadra poliesportiva coberta, parque infantil, laboratório de ciências, sala de arte, biblioteca, laboratório de informática e área de convívio, sua proposta é aliar conhecimento em conjunto com a formação individual.

Campeche possui algumas escolas de Inglês e também uma escola do método Kumon que vem sendo bem procurado por pais e alunos, para quem ainda não conhece este método ensina o aluno a focar e a enfrentar sozinho o desafio de estudar estimulando o aluno a gostar de aprender e se sentir seguro no processo de aprendizagem.

O bairro Campeche também possui algumas academias bem estruturadas para atender o público mais exigente, além da academia para a terceira idade ao ar livre.

A Academia Sotália com mais de 20 modalidades entre ginástica, musculação, natação, artes marciais, yoga e solo, são 1500 m de área divididos em dois andares. A Prime Fitness especializada em musculação conta com a supervisão técnica do Professor Guilherme Nascimento profissional Especialista em Musculação e Treinamento de Força (UGF) e Especialista em Obesidade e Emagrecimento (UGF).

O Bairro Campeche oferece uma vasta gama de estabelecimentos comerciais e serviços como supermercados, cartório, lotérica, agropecuária, banho e tosa, loja de brinquedos educativos, comércio de eletro eletrônicos e muito mais. O terminal Urbano TIRIO atende Campeche e o Rio Tavares com ônibus o dia todo facilitando a vida de quem mora no Campeche e bairros vizinhos.

O Bairro do Campeche tem todos serviços necessários para quem pretende morar no local onde irá encontrar tudo o que precisa e morar bem e com tranquilidade.

Venha morar no Campeche e tenha uma vida mais tranquila, temos várias opções de imóveis de alto padrão no Campeche e bairros vizinhos, fale conosco.